Motivos para você lavar embalagens antes do descarte na coleta seletiva

Diário

<strong>Motivos para você lavar embalagens antes do descarte na coleta seletiva</strong>
Imagine uma caixa de leite que foi descartada com aquele resto dentro. Essa Caixa ficará dentro do coletor por alguns dias, passando pela sua casa e condomínio, será pega pela coleta seletiva na rua, chegará ao local de reciclagem e aguardará até o momento da triagem para posteriormente estar em condições adequadas, ser reciclada.Considerando todo período em que a caixa ficou suja (com resíduo orgânico), imagine o mau-cheiro, a proliferação de fungos e bactérias, os insetos e outros animais atraídos pela decomposição daquele resto de leite. Além disso, essa caixa se misturará com outros materiais recicláveis e, consequentemente, os contaminará, podendo até mesmo inviabilizar o processo de reciclagem.

Bem, já é possível perceber a importância de sempre limpar as embalagens antes de descarta-las. Mas lavar todas as embalagens antes do descarte não é um desperdício de água? A resposta é sim. Contudo, existem formas alternativas de realizar a limpeza das embalagens sem causar desperdícios.Primeiro, a limpeza de que falamos não significa que você precisa lavar cada embalagem com água e sabão e, depois enxaguar. Uma limpeza eficaz pode ser básica, retirando apenas o excesso de restos de alimentos. Ou seja, uma passada de água já é o suficiente, até porque esses materiais passam por um processo de lavagem no local da reciclagem.

Depois de usadas, as embalagens precisam ser lavadas e estarem secas antes de serem descartadas.

Ajuda na seleção:Quando descartamos os materiais recicláveis sem realizar nenhuma limpeza prévia prejudicamos o processo de reciclagem. Ou seja, além de separar corretamente os resíduos, lavar as embalagens antes do descarte é uma forma de ajudar no processo de triagem pelas cooperativas de reciclagem. Isso garante que o material não tenha sua estrutura danificada com restos de alimentos, por exemplo, e evita o mau cheiro que os alimentos podem causar.

Embalagens descartáveis, latas de alumínio, produtos  de limpeza, garrafas PET, vidros e outros diversos tipos de resíduos e embalagens podem ser lavados antes de serem descartados. O ato de limpar embalagens está diretamente relacionado com a gestão de resíduos.Com essa atitude, evita-se que restos de alimentos e demais resíduos orgânicos contaminem os descartes recicláveis, como o papel por exemplo. Além disso, garante a reciclagem dos resíduos descartados, facilita e proporciona maior qualidade ao trabalho dos separadores das cooperativas.

A campanha:Adotar simples passos como esses no dia a dia podem fazer a diferença na conservação do meio ambiente. É com a iniciativa da conscientização da população  em adotar algumas dessas ações que o Grupo Diário, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o patrocínio da Corsan/ Governo do Estado do Rio Grande do Sul, criou a campanha Práticas Sustentáveis.  Este ano, a frente de trabalho  traz o slogan “Atitudes para transformar o futuro da nossa cidade”, mostrando que a ideia é não somente apenas informar e conscientizar, mas também para que as pessoas possam realmente se envolver.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulheres são presidentes de 22 tribunais brasileiros Anterior

Mulheres são presidentes de 22 tribunais brasileiros

Jovem assalta padaria na região Oeste de Santa Maria; assista Próximo

Jovem assalta padaria na região Oeste de Santa Maria; assista

Geral